Indonésia

A Indonésia começará a testar nas estradas os veículos que usam mistura de biodiesel de 50% no diesel no início de dezembro, já que o governo considera a possibilidade de implementar o mandato "B50" apenas em determinados setores, disse Eniya Listiani Dewi, funcionária do Ministério da Energia, na quinta-feira.

O governo pretende introduzir o padrão B50 no segundo semestre do próximo ano, aumentando o teor de biodiesel feito de óleo de palma ante os 40% em vigência neste ano, em um esforço para reduzir sua dependência de combustível importado.

Os testes também serão realizados em motores de trens, navios, equipamentos de mineração e geradores, disse ela à margem de uma conferência do setor realizada na ilha turística de Bali.

Eniya disse que o governo analisará cuidadosamente todos os aspectos da implementação do B50, incluindo questões técnicas, preços e disponibilidade de fornecimento do combustível à base de óleo de palma, e será transparente em relação às suas conclusões.

O governo está considerando a possibilidade de implementar o B50 apenas nos chamados setores de serviço público (PSO), como o transporte público e algumas instalações de logística, devido a preocupações com a capacidade limitada de produção de biodiesel da Indonésia.

"Discutimos a possibilidade de aumentar a mistura para 50% (no setor público) e reduzi-la para os setores -- vamos examinar isso", disse Eniya.

"O desafio está no setor de upstream. Não podemos implementar simultaneamente a 50%", acrescentou.

Bernadette Christina – Reuters

Veja mais